Aula 9: A Logica Proposicional

Nessa aula introduzimos um método, as tabelas de verdade, para "calcular" o valor de verdade (Verdadeiro ou Falso) das proposições compostas. O método foi introduzido por Ludwig Wittgenstein no seu Wittgenstein - Tractatus logico-philosophicus. Quem tivesse curiosidade de ler o contexto em que foram introduzidas (a explicação de uma doutrina conhecida como Atomismo Logico) pode ler os capítulos 4 e 5 do texto de Wittgenstein. 

Para fines práticos, o método é útil porque permite de "calcular" a validade de muitos argumentos. Um argumento é valido se, e apenas se, não existem casos em que todas as premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa. Consultando as tabelas de verdades das premissas e da conclusão, e fácil verificar se, nos casos em que todas as premissas são verdadeiras (V) a conclusão também é verdadeira ou não. Se sim, o argumento é valido. Se não, o argumento é invalido. 

Esse "calculo" dos valores de verdades de proposições compostas a partir do valor de verdade das proposições simples (as indicadas pelas letras p, q... ), constitui a parte da logica chamada Logica Proposicional. Nesse calculo, as proposições simples são tratadas como ... simples, ou seja, não internamente estruturadas. Os argumentos validos que podem ser avaliados usando este método, por tanto, são apenas aqueles cuia validade não depende da estrutura interna das premissas e da conclusao. 

A validade dos silogismos categóricos, por exemplo depende dessa estrutura interna, e portanto a validade deles não pode ser determinada pela logica proposicional. A logica que se ocupa dos argumentos sensíveis á estrutura interna das proposições simples se chama Logica dos Predicados, e sera o argumento de uma das próximas aulas. 


Leituras essenciais:

Capitulo 8 do livro de texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário