Na ultima aulas acenamos ao ultimo argumento dá parte teórica do curso: a filosofia da ciência. A pergunta geral desta parte do curso é: o que é a ciência? Como vimos, a pesar do seu extraordinário sucesso entender exatamente o que a ciência e por que funciona se revelou ser um problema extremamente difícil. Há três problemas interconexos que surgem quando pensamos á ciência. O problema da demarcação, o problema do método e o problema do progresso cientifico. No resto do curso vamos discutir destes problemas e de como estão interlaçados.
O problema da demarcação

O que distingue a ciência da pseudociência? O que faz com que a ciência produza conhecimento e as pseudociências não? É certo mesmo que a ciência produza conhecimento e as pseudociências não? Este é o problema da demarcação entre a ciência e a pseudociência. Leiam o breve artigo de Ladyman sobre este argumento:
Ladyman - Para uma demarcação entre ciência e pseudociência
O problema do método
Como funciona a ciência? Qual é o método que os cientistas usam para elaborar suas teorias, fazer conjeturas e hipóteses? Este é o problema do método. Vamos discutir as principais teorias que foram propostas para caraterizar o método da ciência. Estas são:
1. O indutivísmo naive.
2. O método hipotético-dedutivo.3. O falsificacionismo de Popper e Lakatos.
4. A teoria dos paradigmas cientificos de Kuhn.
5. O realismo cientifico.

Como já vimos, a influente critica de Hume trouce á atenção dos filósofos quão difícil é justificar racionalmente a indução. Leiam este ensaio de Law sobre este argumento.
Law - Indução e filosofia da ciência
Leituras essenciais:
Ladyman - Para uma demarcação entre ciência e pseudociência
Law - Indução e filosofia da ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário