Nas ultimas aulas discutimos alguns aspeitos da técnica das tabelas de verdade para avaliar a validade (ou invalidade) de argumentos dedutivos. A parte da logica dedutiva que estamos tratando, a Logica Proposicional, se ocupa daqueles argumentos cuja validade não depende da estrutura interna das proposições (dás premissas e da conclusão), mas apena dá composição das premissas e da conclusão por meio dos conetivos lógicos ("e", "ou", "não" e "implica"). A parte da logica dedutiva que se ocupa, ao contrario, daqueles argumentos que sim dependem da estrutura interna das proposições (como os "Silogismos Categóricos" que tratamos nas aulas precedentes) se chama Logica dos Predicados. Esta será o ultimo tópico que trataremos na parte técnica do nosso curso.
Entre outras coisas, introduzimos as noções de tautologia e contradição. E também discutimos as consequências contra intuitivas da tabela de verdade da implicação (os paradoxos da "Implicação Material).
O objetivo desta parte do curso é fazer com que vocês sejam capais de:
1. Formalizar argumentos discursivos simples (expressos em português) em termos das proposições simples que os compõem e dos conetivos lógicos que são utilizados. Obviamente esta parte pressupõe que vocês sejam capais de individuar quais proposições são as premissas e qual a conclusão.
2. Escrever as tabelas de verdade por cada premissa e pela conclusão.
3. Utilizar a informação derivada destas tabelas de verdade por avaliar a validade (ou invalidade) dos argumentos.
Leitura essencial:
Capitulo 8 do livro de texto.